CONTACTE-NOS

Chamada Para a Rede Móvel Nacional

Associação Padre Manuel António Marques

“Mostra de Arte”

Decorreu no passado dia 7 de Dezembro de 2008 a Inauguração da “Mostra de Arte”, na Sede da Associação.
A Associação Padre Manuel António Marques reuniu cerca de 70 quadros, registos, esculturas em madeira feitas a partir de detritos que aparecem à beira mar e peças de bijuteria, criação “artistas” da nossa aldeia.
Houve um quadro de 1928 e vários da década de 30 do século passado. São da autoria de alunas da artista de renome, Amélia Carneiro, que é também a autora da pintura a óleo da tela do Altar-Mor da nossa Igreja. Viveu na Pocariça alguns anos e deu aulas a um grupo de meninas, cujas obras, hoje, vamos poder admirar. As aulas eram dadas no sotão da casa do Dr. Evaristo Pessoa, Pai da Carlotinha que era uma das alunas. Duas dessas alunas estão entre nós, o que muito nos orgulha e alegra.
A técnica usada, na maior parte destes quadros, é pintura a carvão sobre papel. Estas são as obras mais antigas.
A partir de então, muitos têm sido os que se aventuram, na prática das artes plásticas, no seu tempo de lazer, e que hoje vêm partilhar connosco. A quase totalidade dos trabalhos expostos são desta natureza.
Além do desenho e pintura temos também na nossa aldeia, grande tradição no teatro e na música.
Não podemos esquecer no teatro, Ausenda de Oliveira, que nasceu na casa que hoje pertence ao Sr. António Santos e que em 1909 se estreou no Teatro Avenida em Lisboa, onde trabalhou muito tempo. Passou ao Teatro da Trindade e mais tarde no Teatro S. Luís, representou os papéis de maior responsabilidade. Em 1927 contracenou com Vasco Santana. Foi uma estrela de primeira grandeza, como nos diz Viriato Sá Fragoso, no livro “A Freguesia da Pocariça”. Aparece hoje em diversos sites da internet. Tal como nunca esqueceu e sempre que possível referia a sua terra natal, para onde vinha sempre que as circunstâncias lhe permitiam, também nós devemos recordá-la e passar aos vindouros a grandeza da sua vida artística. Nesta “Mostra” encontra-se pintada a óleo a casa onde nasceu.
Na música, distinguiu-se, de uma maneira ímpar, António Fragoso, esse “Génio feito saudade” que, durante este ano, tem sido tão justamente homenageado, a nível nacional e internacional.
Temos ainda um grupo musical, de que fazem parte o Filipe e a Maria, sobrinhos netos de António Fragoso, que, devido à profissão do Pai, vivem em Madrid.
Todos conhecemos o grupo fundado e integrado, pelo Pedro Fonseca e João Farinha, banda de reconhecido mérito, que várias vezes tem atuado na nossa televisão.
Ainda no campo musical, orgulha-mo-nos do valor e da vitalidade da Banda da Associação Musical da Pocariça que tem levado o nome da nossa aldeia a todos os pontos do nosso País e é um alfobre de novos músicos.
Existe também um artesão, o Pedro Sequeira, que se dedica à manufatura de tamancos que tem percorrido o País em diversas Feiras e Exposições.
Há ainda a referir, na arte das letras, a publicação, este ano, de dois livros de poesia da autoria de Carlos Rocha, que também se distinguiu na música e no teatro, tendo feito parte do “Grupo Cénico da Pocariça” que levou à cena várias revistas e operetas. Num dos livros, deixa expressa a vontade de “que os jovens se interessassem pela Poesia, porque ela é como um Hino à alegria e à liberdade”.
Outro livro, “Motivos de Esperança”, escrito por Diogo Maria Morais Barbosa, com apenas 16 anos, aquando da doença grave da irmã. É um testemunho de como cresceu, durante a longa doença da irmã.
São todas estas vertentes da cultura e outras que existem na nossa terra, que fazem a nossa riqueza patrimonial que todos temos o dever de admirar, preservar e incentivar.
Pedimos desculpa se, por ignorância ou esquecimento, deixámos de nomear algo ou alguém Esta “Mostra de Arte” esteve patente aos fins de semana, até dia 4 de Janeiro de 2009.
Desde já queremos agradecer publicamente a dádiva de uma das pinturas a óleo expostas, à nossa Associação, bem como a todos os que cederam as suas obras possibilitando assim esta “Mostra de Arte”.

Simultaneamente procedeu-se ao lançamento de um DVD com grande parte das fotografias que estiveram presentes na exposição fotográfica subordinada ao tema “Registos da vida paroquial e social da nossa comunidade nas últimas décadas”.